Momento pós da Blond • Nativos e imigrantes digitais | Blond Fox
Olá raposinhas!
Estou fazendo pós especialização em Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Espírito Santo.
E com muita alegria venho compartilhar com vocês, as minhas atividades durante essa trajetória incrível pela educação que é algo que amoooo de paixão.
》》 Nativos e imigrantes digitais
• Quais dimensões diferenciam alfabetização de letramento digital na EPT? Como se complementam?
Para responder esta questão, irei utilizar algumas ideias do material da Semana 03: Educação digital crítica e emancipatória: autonomia na cultura digital.
A alfabetização digital está relacionada à capacidade de operar ferramentas tecnológicas.
"A alfabetização digital é o aprendizado da escrita que envolve signos, gestos e comportamentos necessários para ler e escrever no computador e em outros dispositivos digitais." (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2025)
Já o letramento digital envolve compreender criticamente o uso dessas tecnologias, como saber filtrar e avaliar informações, saber se comunicar de forma ética e respeitosa e saber participar de forma civilizatória nos mais diversos ambientes digitais.
"É somente pelo letramento que as pessoas conseguem fazer o uso adequado da cultura e da escrita na sociedade." (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2025)
"Participação crítica e ética em práticas sociais de leitura e escrita em ambientes digitais." (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA, 2025).
Na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a alfabetização e o letramento digital se complementam ao formarem sujeitos capazes de entender o seu impacto social, cultural e profissional e não apenas a aprenderem a usar corretamente as tecnologias.
• Em que medida o rótulo “nativos/imigrantes digitais” explica ou simplifica demais a aprendizagem mediada por tecnologias?
O rótulo "nativos e imigrantes digitais" proposto por Marc Prensky nos ajuda a entender que existe diferentes níveis de familiaridade com a tecnologia e essa diferença fica evidente na exemplificação do professor ao nos contar sobre as experiências tecnológicas de sua sogra (ao anotar os números de seus contatos favoritos em sua capinha de celular) e de sua filha pequena (em já possui um canal ativo no YouTube e ter contas no SnapChat e TikTok).
No entanto, este rótulo pode simplificar um pouco a aprendizagem, pois pode ser que ele não considere que por mais que os "nativos" estejam cronicamente on-line, eles também precisam de orientação para usar a tecnologia de forma responsável.
• Que práticas na sua área mostram o desenvolvimento de competências digitais de modo crítico, criativo e ético?
Para responder essa questão gostaria de mencionar que sou professora atuante no ensino individual, lecionando as disciplinas de inglês, matemática, português e alfabetização. Na escola onde trabalho não podemos utilizar materiais digitais, portanto, minha prática pedagógica não envolve diretamente o uso de tecnologias digitais.
Mesmo atuando nesse contexto de ensino individual e sem o uso direto de materiais on-line, percebo que o desenvolvimento de competências digitais pode acontecer de forma indireta, como por exemplo, discutindo com os alunos sobre como buscar informações confiáveis nos meios digitais, como se comunicar com os outros de forma respeitosa e clara, ou em como lidar com essa onda de informações e conteúdos presentes nas redes sociais. E acredito que com essas ações estamos promovendo uma
consciência digital.
Esses exercícios estimulam os alunos ao pensamento crítico sobre o uso que fazem (ou farão) das tecnologias digitais, mesmo que elas não estejam presentes no momento da aula.
• Que estratégias pedagógicas podem fortalecer o letramento digital no seu contexto?
Mesmo sem o uso da tecnologia, irei apresentar algumas estratégias pedagógicas que podem fortalecer o letramento digital:
- Debates e reflexões sobre o uso da internet, redes sociais e o uso conscientes da inteligência artificial na sociedade, e também na faixa etária do aluno.
- Estudos de caso sobre situações reais envolvendo o uso de tecnologia, ética digital, segurança e privacidade on-line e notícias
falsas.
- Ensino do uso das tecnologias de forma consciente.
Referências bibliográficas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Educação digital crítica e emancipatória: autonomia na cultura digital. Disponível em: https://sgmdnute.sites.ufsc.br/setec-materiais/cultura-digital/index.html?summary=open
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Beijos da raposa!
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